3 de nov. de 2013

Começando a programar games

Pra quem curte games e sempre teve vontade de aprender a desenvolver e dar vida as suas idéias, espero que encontrem aqui um pouco do material necessário para seguirem em frente.
E como o nome desse primeiro post é começando espero que esse seja apenas o começo e que suas idéias se transformem em projetos e tomem vida.

Você já deve ter se deparado com diversos sites comentando que é muito difícil criar games que são necessários grandes equipes, dinheiro, etc, se mesmo assim você não desanimou meus parabéns, se você estiver tentando criar um game sozinho por dinheiro com certeza você vai desistir no meio do caminho, porque antes do sucesso sempre vem muito trabalho. Então vamos lá pelo ao amor aos games e ao aprendizado e o que vier a mais é lucro.
"Para os interessados na profissão de Design de Games ai estão algumas das áreas de especializações:

  • Roteirista: O roteirista é o profissional de design de games responsável por imaginar e escrever a história do jogo. Para que um jogo seja um sucesso, antes de mais nada é preciso uma boa ideia, é preciso uma boa história, a história deve ser interessante, atrativa e coerente. Este é o profissional mais raro de se encontrar no mercado Brasileiro de Design de Games.
  • Desenhista Conceitual / Artista Gráfico: O desenhista conceitual, é o profissional que vai dar vida as idéias do roteirista, trabalhando diretamente com ele. Cabe ao desenhista conceitual criar mapas, planetas, personagens, inimigos, armas, itens e roupas para poder dar vida a história. Muitas vezes esse profissional vem do curso de desenho industrial ou então de artes plásticas.
  • Profissional de Animação e Modelagem 3D: Hoje em dia, como a grande maioria dos jogos se passa em um ambiente tridimensional, o modelador 3D é fundamental no desenvolvimento de jogos. É este profissional que vai produzir e aperfeiçoar os modelos criados pelo desenhista conceitual criando-os para o mundo 3D. Deve ter uma boa noção artística e matemática para poder criar a noção de espaço, profundidade, luz e sombra nos cenários, também é interessante conhecer um pouco de programação.
  • Programador de Games: É o profissional que vai atuar na última etapa da produção de um jogo: o desenvolvimento. É o programador que vai unir o trabalho de todos os profissionais de arte acima tornando o jogo uma realidade. Ao contrário dos outros profissionais de design de games, deve ter um perfil mais técnico do que artístico. (Fonte: Guia da Carreira )"

Então você terá que ser o programador, roteirista, desenhista, gerente, publicitário, etc do seu projeto? é isso ai, claro que em uma equipe grande cada profissional é especialista em uma das áreas, mas nada impede que uma equipe pequena consiga desenvolver bons jogos. Mesmo que você só tenha um ponto forte dentre todos os abordados nada impede que você melhore os outros ou consiga ajuda de outras pessoas que curtam a sua ideia.

Antes de Começar
Bem, antes de começar e colocar a mão na massa é bom ter alguma bagagem com linguagens de programação orientada a objetos, de preferencia java que é a que será utilizada e saber que o caminho embora seja longo e as vezes difícil tudo vai depender fundamentalmente da sua força de vontade.
Talvez nas primeiras tentativas você se mate umas 50 vezes por causa de uma linha errada, tenha vontade de dar um soco no monitor e chutar a CPU, porém se controle, o objetivo do blog é justamente ajudar vocês a contornar essas situações, porque se você ta se matando pra conseguir agora certamente outra pessoa já passou pelo mesmo e pode te dar uma dica para que você não desista antes mesmo de começar.
 Não é porquê você percebeu no meio do projeto que a sua ideia não era la tão boa que você tem que desistir, as idéias sempre vão evoluindo com o tempo e terminar um projeto que você começou ajuda você a tomar experiencia e se dedicar para o próximo.
E lembre-se de se manter organizado, o lado bom da internet também é o mau dela, talvez com o excesso de informação, se você não for organizado, acabe se perdendo. E cuidado com super planos mirabolantes e astronômicos, dê um passo de cada vez, e lembre-se de que isto:
Vem antes disso:


Ou deste aqui:

No primeiro, o gráfico e a lógica do jogo são mais simples. Por isso começaremos a partir dai.
No segundo embora os gráficos sejam simples a lógica já é mais avançada utilizando muito a física (inércia, velocidade,  força,  gravidade,  trajetória, etc).
Levando em conta que o segundo(junto com plants vs zombies e outros) são um dos mais populares atualmente vemos que não é preciso super gráficos para fazer um bom jogo, apenas uma boa ideia e vontade de torna-la realidade e é isso que estaremos tentando ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário